comentar
publicado por berenice, em 19.03.12 às 12:44link do post | favorito

 Acabei de ler um livro lindíssimo. Precisei de dois dias, apenas. Chama-se "As Velas Ardem Até Ao Fim". Estou  muito grata ao autor porque me senti mais enriquecida com esta leitura e, ao mesmo tempo, esclareci uma dúvida que tinha acerca da amizade. Não existem amigos, dizem os desiludidos. Talvez tudo parta do facto de sermos demasiado exigentes com os nossos amigos, do conceito que temos de amizade. É certo que há sempre um que dá e cede mais. É a lei da Natureza, um tem de ser dominante. Nos casamentos também acontece desta maneira. Depois, vem a intransigência: ofendeu-me, traíu-me, falhou...nunca mais quero ver tal pessoa! Enfim, para gerir os afetos é preciso estar muito atento e ser sábio. O nosso amigo magoou-nos uma vez ou é um comportamento recorrente?

Em tempos tive uma amiga muito íntima que se chamava Lúcia e era minha colega na Faculdade. A Lúcia estava sempre disponível para mim: se eu estava doente ela levava-me o almoço e ia fazer - me companhia; nem se importava de ter de faltar a uma ou outra aula. Era uma rapariga que me protegia muito mais do que eu a ela. Por esse motivo me sentia bem por ser sua confidente nos amores, nos segredos de família, em episódios marcantes da infância. Era uma forma de retribuir. Contudo, algo bloqueava esta amizade não a deixando voar como aquele pássaro azul que corta os céus, cheio de felicidade: não suportávamos o sucesso uma da outra. Se uma nota de uma frequência era muito alta, se um elogio enfático era dirigido à outra, se aquele rapaz "tão interessante" não escondia a sua predileção, se numa conversa em casa de amigos uma de nós brilhava...nestas situações uma nuvem carregada pairava ameaçadora sobre as nossas cabeças, rondava os nossos corações. E ambas sabíamos. No entanto, limitávamo - nos a sorrir e a nossa amizade continuava....


mais sobre mim
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO