comentar
publicado por berenice, em 13.02.10 às 22:31link do post | favorito

Éramos três: Fátima, Nina e eu.

 A Fátima era a rapariga dos grandes chavões, a que gostava de discutir os filmes, a agnóstica; a Nina era a emotiva, a que se extasiava com um poema, a que colhia furtivamente uma flor. Formavamos um pequeno grupo mas Nina não se expunha neste contexto. Por exemplo: "a minha mãe, para além de conservadora é uma pessoa muito nervosa. Imaginem que uma vez pintei o cabelo de castanho escuro e logo que cheguei a casa pretendi fazer-lhe uma surpresa. Ela estava na cozinha a tomar um chá e ficou tão perturbada que deixou cair a chávena molhando-me e queimando-me uma perna." Isto dizia Nina na presença de Fátima. A sós comigo, a mãe odiava-a e atirou-lhe o chá com raiva, o cabelo foi um pretexto.

- Nina, por que não vestiu hoje aquela camisa de xadrês? Inquiria Fátima, ardilosa.

- Dei-a à minha mãe. Realmente, com as calças de ganga a camiseirinha azul e branca, aos quadrados, ficava lindamente. Isto digo eu agora. Nina já me tinha contado que a mãe lha tirara à força.

Nunca entendi aquela mãe. Quando íamos lá a casa a senhora mostrava-se amável mas nunca sorria.Punha-nos à frente chá e bolachas, num tabuleiro de prata, como se fosse um autómato: não queria empregada. Era talvez um pouco inibida e camuflava isso com uma segurança que pedia emprestada ao seu ego naturalmente autoritário, possivelmente ferido. E Nina era paciente, mesmo quando a mãe lhe dizia - que falta de graça tens, filha -.

Hoje chama-se a isto violência psicológica e é uma forma de abuso. E é hoje que Nina mais se ressente destas vergastadas sofridas pela mão de uma mãe amarga, talvez doente.

Estivemos juntas há pouco tempo. Ela cheia de afazeres e de crises de ansiedade e a mãe acamada, impertinente, exigente. Ainda assim, Nina manifesta o seu desgosto apenas com  a expressão"a minha eterna mãe" e um sorriso que é um registo da ironia que sempre cultivou.


mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27



pesquisar
 
blogs SAPO